O óbvio precisa ser dito!

 

Há algumas semanas essa temática tem sido muito falada nas sessões com os meus clientes. Em se tratando de relacionamentos, temos a impressão de que os outros sabem exatamente quando precisamos ou queremos algo. Que eles conhecem nossas expressões faciais com tanta precisão que sabem quando estamos bem ou não. Muitas vezes pensamos ou falamos assim: "Nossa, mas já me conhece e convive comigo há tanto tempo e não sabe disso até hoje?"

Então, não sabe não! Muitas coisas podem ser óbvias para nós e não ser para quem está perto de nós. E com muito mais certeza posso dizer que nós também não vemos o óbvio. Pense por alguns minutos em quantas vezes a situação ou coisa parecia óbvia para todo mundo e menos para você?

O fato de algumas situações estarem claras para algumas pessoas não é garantia de estar para outras. Dizer e repetir pode ser muito cansativo, mas é uma das garantias de bom funcionamento dos nossos relacionamentos. Lidamos com pessoas naturalmente distraídas, ou excessivamente preocupadas e cheia de coisas para pensar e fazer. Em contrapartida pessoas extremamente atenciosas que estão nos observando o tempo todo, e é por isso que o óbvio precisa ser dito e muitas vezes repetido.

E é óbvio que você vai precisar de tempo para aprender a comunicar o que para você está muito claro! Que tal começar hoje?