Lidando com a ansiedade e o pânico

3 de Fevereiro - Lidando com a ansiedade e o pânico

Eis o relato de uma mulher: “Eu tinha acabado de me divorciar e me via sozinha com duas crianças e sem recursos para cuidar delas. E pensando sobre tudo me veio subitamente um grande mal estar. Minha respiração ficou alterada e eu sentia como se meu coração fosse explodir. Liguei para a emergência e após eles me examinarem me disseram que eu tinha tido um ataque de pânico. Eu já havia passado por algumas crises dessas quando  me casei com o pai das crianças. Senti muito medo mas não conseguia dizer nada a ninguém.”

Muitas pessoas têm crises de pânico e ansiedade. Você pode estar passando por elas agora. Ou já teve alguns episódios ou então é uma situação frequente em sua vida. Saiba que você pode fazer algo a respeito:

- A primeira coisa é respirar. A crise faz nossa respiração aumentar e ao mesmo tempo ficamos com a sensação de estar sem ar. Nesse momento você precisa diminuir a frequência da respiração. Ela vai acalmar seu corpo e sua mente.

- Geralmente nas crises o medo de acontecer algo pior vai aumentando e consequentemente aumenta a crise. Seu desafio aqui é diminuir seu medo aumentando a sua consciência da realidade.

- Tirar o foco do medo e colocar em outras atividades vai ajudar. Primeiro na respiração, depois na realidade e depois em algo mais prático como se sentar e relaxar, ouvir um direcionamento de meditação, orar ou tomar um banho. Você vai saber o que melhor funciona para você.

Caso suas crises sejam muito frequentes e estão te incapacitando de viver você deve procurar ajuda profissional.  Mas se forem situações ocasionais você mesmo pode se ajudar seguindo os passos que falamos acima.

As crises estão dizendo algo a respeito de sua vida que precisa de atenção, então é importante uma auto avaliação para verificar quais os caminhos você está trilhando. Não permite que o medo te paralise.

Érika Renata