Como ajudar seu cônjuge a lidar com a Depressão

Criado por Maluniu

É difícil ver a pessoa amada lutar contra a depressão. Enquanto que a tristeza é uma parte natural da vida, se seu esposo(a) ou parceiro estiver experimentando intensa tristeza por um período maior que algumas semanas, pode ser sinal de depressão. Existem coisas que você pode fazer para ajudar, assim como cuidar de si mesmo durante o que irá se desenrolar nessa situação desafiadora para vocês dois.

 

 
  1. Help Your Spouse With Depression Step 1 Version 2.jpg
    1
    Reconheça os sintomas de depressão em seu cônjuge. Alguns sintomas são:
    • Tristeza diária, que dura mais que duas semanas.
    • Perda de interesse em hobbies, amigos, ou sexo.
    • Fadiga excessiva.
    • Hábitos anormais de alimentação ou sono.
    • Problemas de concentração e tomada de decisões.
    • Irritabilidade
    • Sentimentos de desespero, desamparo, e inutilidade.
    • Ganho ou perda de peso.
    • Pensamentos suicidas.
     
     
     
  2. Help Your Spouse With Depression Step 2 Version 2.jpg
    2
    Encoraje seu cônjuge a procurar ajuda caso ele ainda não o tenha feito. A depressão de seu cônjuge pode ser tão debilitante que o impede de procurar por ajuda. Ele(a) pode também estar com vergonha da própria condição. Se você suspeitar que seu cônjuge está com depressão, encoraje-o a procurar um psiquiatra.
    • Faça com que seu cônjuge passe por uma avaliação psicológica. Pergunte se ele(a) quer que você vá para dar apoio moral.
    • Se seu cônjuge recusar-se a ser avaliado, ligue para um profissional da saúde para aconselhamento.
     
  3. Help Your Spouse With Depression Step 3 Version 2.jpg
    3
    Eduque-se. Entender a depressão, seus efeitos e tratamentos, irá fazer com que você entenda melhor seu parceiro e ajuda-lo a tomar melhores decisões. Faça perguntas, leia livros, e visite sites confiáveis sobre diagnóstico e tratamento da depressão. É também de grande ajuda ler livros escritos por pessoas que tiveram que lidar com a depressão em familiares ou cônjuges.
    • Fale com o médico de seu parceiro sobre as preocupações que você possa ter. Compartilhe o que você aprendeu com seu parceiro.
    • Aprenda sobre leis que possam afetar seu cônjuge, como as leis de consenso e invalidez aplicadas a doenças mentais.
     
  4. Help Your Spouse With Depression Step 4 Version 2.jpg
    4
    Converse com seu cônjuge o quanto puder. Encoraje-o a se abrir para você. Falar abertamente da depressão como uma doença real com consequências reais e que deve ser levada a sério geralmente traz alívio a essas pessoas, já que mostra que você se importa e quer ajudar. Evite assuntos complicados quando estiver falando com seu parceiro; mantenha-se a assuntos simples e evite fazer julgamentos sobre ele.
    • Ouça. Permita que seu cônjuge fale sobre os sentimentos dele. Isso é importante quando se lida com a depressão como uma doença de verdade; ser escutada geralmente faz uma pessoa deprimida se sentir melhor. Ouça sem demonstrar reação, sem ficar na defensiva, e sem assumir a conversa ou completar as frases dele. Seja paciente, mesmo que às vezes seja difícil.
    • Considere a situação pelo ponto de vista de seu cônjuge. Enquanto você aprende mais sobre a depressão, tente saber como é ter uma depressão. Aprenda mitos sobre pessoas com doenças mentais. Descubra o que a depressão realmente é.
     
  5. Help Your Spouse With Depression Step 5 Version 2.jpg
    5
    Participe na recuperação de seu cônjuge. Enquanto você pode não entender as razões para a depressão de seu cônjuge, é importante que você o apoie durante o processo de tratamento. Participem de sessões de terapia, se possível (contudo, não o force a participar caso ele não queira, já que esse é uma escolha pessoal). Certifique-se de que ele está tomando todos os medicamentos. E tente minimizar qualquer situação que cause stress, medo, e aflição para seu cônjuge. Isso pode significar tomar parte de algumas coisas que seu cônjuge antes fazia, como pagamento de contas, lidar com vizinhos problemáticos, etc.
    • Ajude seu cônjuge a pesquisar fontes online e livros para que ele aprenda mais sobre a própria doença.
    • Encoraje-o a ler biografias de pessoas que passaram por depressão, já que isso irá ajuda-lo a perceber que essa doença pode afetar qualquer pessoa ao longo da vida, assim como irá fazê-lo aprender os modos de como pessoas lidaram com a depressão e como conseguiram superá-la.
    • Perceba que você pode ter que tomar muitas decisões no lugar do seu cônjuge. Tente aceitar a situação ao invés de lutar contra ela; isso não será eterno, e é algo que alguém deve fazer, que no caso é você. Isso inclui guiar verbalmente seu cônjuge através de pensamentos necessários para superar esses momentos difíceis.
     
  6. Help Your Spouse With Depression Step 6 Version 2.jpg
    6
    Dê esperança ao seu cônjuge. Esperança pode aparecer de várias maneiras, como a fé em Deus, amor pelos seus filhos, ou qualquer outra razão pela qual seu parceiro queira sobreviver. Aprenda o que funciona melhor para ele(a), e lembre-o(a) durante as vezes que ele(a) achar que não irá mais aguentar. Diga que as coisas ruins passam, mesmo que isso pareça impossível agora, que você estará lá para ele(a), e que ele(a) é muito importante na sua vida.
    • Tenha certeza de que seu cônjuge entende o quanto você o ama, e que você irá apoiá-lo através desses tempos difíceis aconteça o que acontecer. Diga que você sabe que não é culpa dele, e que ele não é fraco, ou louco. Diga que você está frustrado com a doença dele, e não com ele.
    • Entenda que ele não pode lidar com certas obrigações domésticas. Seu cônjuge não é preguiçoso, está doente. Coisas normais de se fazer no dia-a-dia como alimentar o cachorro, limpar a casa ou pagar as contas podem ser esmagadoras para ele. Tente dar uma folga a ele, como se ele tivesse pegado uma gripe.
    • Sempre fale que é a doença que está criando os pensamentos em seu cônjuge, que o está fazendo pensar que as coisas estão ruins, impossíveis, sem jeito, etc. Explique que as coisas que parecem realmente estar mal não são grande coisa, que elas podem ser consertadas, e que vocês irão consertá-las juntos.
    • Encoraje seu cônjuge a fazer coisas que ele sentia prazer em fazer. Chame-o para caminhar ou assistir um filme. Continue chamando, mas não force muito, já que ele(a) pode não conseguir lidar com muitas tarefas de uma só vez.
    • Encoraje-o a participar de atividades designadas a diminuir a depressão, como exercícios ou relaxamento.
    • Elogie seu cônjuge toda a vez que ele estiver fazendo algo que o beneficia e que o faz se sentir melhor.
    • Planeje coisas divertidas para fazer. É bom para todos em uma família sempre ter coisas a serem feitas. Façam planos, como sair no fim de semana, ir à praia, etc. Isso irá beneficiar não somente seu cônjuge, mas a todos, incluindo as crianças, já que isso dará uma mudança ao clima da casa.
     
  7. Help Your Spouse With Depression Step 7 Version 2.jpg
    7
    Reconheça sinais mais severos. Pessoas deprimidas cometem suicídio quando os sentimentos de desespero e solidão se tornam muitos fortes para suportar. Não ache que ele não irá fazer algo absurdo, especialmente quando você ver evidências de que ele(a) está tramando algo. Fique de olho nos seguintes sinais.
    • Ameaças ou conversas sobre suicídio.
    • Pensamentos que implicam que ele não se importa mais com nada.
    • Começa a se desfazer das coisas; prepara um testamento ou arranjos para funeral.
    • A compra de uma arma
    • Repentinamente, uma inexplicável calma e alegria depois do período de depressão.
    • Se você observar qualquer um desses comportamentos, peça ajuda de imediato. Chame um psiquiatra, psicólogo, ou ajuda por telefone para ter conselhos sobre o que fazer. Se for uma emergência, não hesite em chamar a polícia. Faça o seu melhor para intervir ao conversar, e até falando diretamente no assunto. Ivanka Palmer diz que temos medo de nos dirigir ao assunto diretamente, mas no caso de suicídio, conversar diretamente é vital ao mostrar o momento em que você tem que intervir e lhe dá uma ideia melhor da intensidade das emoções dele. Ela também diz que você pode fazer um acordo para ele se manter vivo por certo período de tempo, arranjando tempo para que o período de dificuldades se acalme. Faça acordos como “você precisa estar vivo para ver sua filha se formar”.
     
  8. Help Your Spouse With Depression Step 8 Version 2.jpg
    8
    Cuide de si mesmo. É fácil esquecer as próprias necessidades quando seu cônjuge está passando por tal dificuldade, mas se você não consegue ajudar a si próprio, você não será capaz de ajuda-lo. Na verdade, sentimentos de depressão podem se espalhar pela família. É por isso que você deve dormir bem, comer bem, continuar se exercitando, e não perder contato com amigos e família para ter apoio emocional. Tente se desgarrar da situação por algum tempo. Considere entrar numa terapia ou num grupo de apoio já que isso pode lhe ajudar a melhor lidar com a depressão de seu parceiro.
    • Se dê permissão de sentir-se triste, com raiva, ou frustrado. Esses sentimentos são naturais e são uma resposta a tudo que está se passando em sua vida. Por isso que é bom juntar-se a grupos de apoio ou conversar com familiares, uma vez que isso lhe permite extravasar seus sentimentos ao invés de guarda-los para si mesmo.
    • Do mesmo modo, porém, faça o possível para manter sua frustração e ansiedade fora da vista de seu parceiro. Mostrar isso pode aumentar a ansiedade, medo e stress dele, o que pode retardar sua melhora ou até causar regressão no estado atual. Ao contrário, converse sobre isso com outras pessoas. Se você conseguir arranjar um espaço em sua casa só seu que você possa ir quando não puder mais aguentar, é uma excelente opção, já que isso irá lhe dar uma pausa e irá lhe acalmar.
    • Reduza seu estresse no trabalho e em outras situações. Ter muitas fontes de estresse irá lhe desgastar muito.
    • Se vocês têm filhos, peça a amigos, vizinhos, e família para cuidar deles para que você e seu cônjuge possam ter um tempo das crianças. Você terá também que lidar com o impacto da depressão sobre as crianças; procure por conselhos de seu médico no que concerne ao cuidado de seus filhos em uma situação dessas.
     
     

     
 

Dicas

  • Vá até o seu hospital local ou uma clínica de saúde mental por apoio e conselhos. Se seu emprego lhe garante plano de saúde, use-o; ele pode oferecer excelente ajuda para ajudar a lidar com o problema de seu cônjuge, assim como lidar com os desafios que a depressão dele o coloca.
  • Seja otimista. É fácil ser levado pelo pensamento negativo da pessoa amada, mas a depressão é uma doença tratável.
  • Seja compreensivo o máximo que puder. Depressão é uma doença séria. Seu cônjuge não está fazendo isso para lhe machucar; ele está passando por um momento difícil e não consegue superar isso. Não seja crítico nem coloque a culpa nele, já que a depressão não é culpa de ninguém. Minimize ou elimine suas atitudes mais críticas, porque pessoas em depressão são altamente sensíveis a críticas, contradições, e brigas.
  • Seja paciente e reconheça os progressos atingidos, seja qual for o tempo que levem para acontecer.
  • Esteja preparado para rejeição. Uma vez que a depressão escurece julgamentos, seus conselhos e ajuda podem não ser aceitos. É melhor também não dar conselhos; podem ser com boas intenções, mas conselhos geralmente vêm de alguém que está numa suposta posição superior, e se você não sabe pelo o que ele está passando, é difícil fazer palpites sobre o que é melhor para ele em sua “experiência”. Prenda-se aos fatos, a conselhos médicos, e coisas que você sabe que seu cônjuge irá aceitar.
  • O comportamento depressivo de seu cônjuge não é o indicativo de quem ele é de verdade. As habilidades sociais dele estão comprometidas, o que pode causar afastamento, timidez, mau humor, e raiva. Se seu cônjuge explodir, é por causa da frustração dos próprios sentimentos e com ele mesmo; ele não está com raiva de você.
  • Se seu cônjuge não está disposto a fazer sexo, não leve para o lado pessoal. A falta de interesse é resultado da depressão e não tem nada a ver com você. A diminuição da libido é um sintoma clássico da depressão, em adição aos efeitos colaterais dos antidepressivos. Não significa que seu cônjuge não o ama ou que não está mais atraído por você.
 
Anúncio
 
 

Avisos

  • Não tente consertar tudo por conta própria, porque você não pode. Procure pela ajuda de amigos e membros da família. Sempre reconheça seus esforços
  • Evite discutir com uma pessoa deprimida pelos remédios não tomados; isso pode fazer a pessoa mais teimosa e menos propícia à melhora.
  • Enquanto dar todo o apoio seja um dos métodos mais eficazes para a melhora, não ceda à todas as vontades de seu parceiro, isso pode levar a um comportamento abusivo por parte dele. Ainda que isso funcione a curto prazo, a longo prazo não será de ajuda e no fim das contas irá ser mais danoso para ele.
  • Perceba que a depressão pode ocorrer novamente. Aprenda a reconhecer os sinais e alerte seu cônjuge que ele está exibindo novamente sintomas e que está na hora de procurar ajuda. Abusos de substâncias (drogas ou álcool) são 4 vezes mais propensas a causar depressão.
  • Álcool e drogas interferem nos medicamentos antidepressivos impedindo-os de funcionarem corretamente, agravando a depressão.
  • Encoraje gentilmente exercícios como cura. Nem sempre isso funciona, mas não machuca ninguém. Planejar e completar projetos (sejam grandes ou pequenos) podem trazer sentimentos de realizações que tendem a ofuscar a baixa autoestima que a depressão causa.
 

Material Necessário

  • Material para aprender sobre a depressão
  • Apoio de médicos, amigos e familiares.
  • Atividades divertidas
  • Coisas para animar seu cônjuge
  • Hobbies próprios e um tempo para cuidar de si mesmo