Adeus ano velho...

Adeus Ano Velho...

No caso de 2016 percebo que todos nós, brasileiros, estamos muito ansiosos para que esse ano termine. O fim de um ciclo sempre nos traz a sensação de novidade e boas perspectivas. Sem querer acabar com a alegria do momento, proponho uma reflexão: O que realmente vai mudar depois que o ano acabar?

Estamos sempre esperando uma mudança vinda de algum lugar fora de nós. Sabemos das responsabilidades dos governos e autoridades, mas muitas vezes nos esquecemos de que as mudanças só acontecem se nós as promovemos.  

Levamos muitos dos nossos problemas e crises para o novo ano. Há quanto tempo você vem fazendo isso? Às vezes você está acomodado, acostumou-se com a situação, ou sente medo do que as mudanças podem trazer ou simplesmente acha que não conseguirá. Mas o que você,  eu e todos nós precisamos aprender é que o primeiro passo é nosso, e a medida que vamos caminhando as situações vão se clareando e tomar decisões necessárias não será mais um bicho de sete cabeças.

O que levaremos então para o ano novo? Levaremos tudo que nos é caro, que é importante, que é de amor. Os nossos valores, a nossa família, os nossos amores, o nosso conhecimento, a nossa alegria, a nossa fé. Mesmo que você olhe hoje para dentro de você ou para o cenário de sua vida e diga que não consegue enxergar nada disso, eu posso afirmar que você tem. Nós não temos tudo, mas sempre temos algo, e algo de bom pra nos lembrar de que cada dia temos uma nova oportunidade e que nos próximos 365 dias de 2017 você tenha certeza de que o sol está onde sempre esteve, mesmo que nuvens não te permitam enxergá-lo.

Deixe 2016 em 2016. Leve para 2017 seu desejo de mudar o que não pode em 2016!

PS: Não estou me isentando de opinar sobre a situação do Brasil, mas sei que nós temos responsabilidade nas escolhas dos governos. Acredito que mudaremos o país quando mudarmos a nós mesmos.

Érika Renata - Psicóloga

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!